comercial@colegioescopo.com.br

Fone: 11 3681-7396 / Whatsapp: 11 9.9183-2691

Normas e Regras

ANO LETIVO - 2017

Prezados Pais/Responsáveis

    * Convictos de que a existência de normas e regras é fator imprescindível para a vida individual e coletiva, pois contribui para uma convivência escolar saudável, produtiva e organizada, necessária para a boa formação de nossos alunos, neste ano, mais uma vez, gostaríamos de reforçar essa postura. E, para que a nossa filosofia de trabalho tenha efetivos resultados, contamos com a colaboração dos nossos estudantes e de suas famílias.

NORMAS ESCOLARES GERAIS

A – Horários de entrada e saída (O portão será aberto para a entrada dos alunos às 7hs)
Horários de início e término das aulas:
Manhã – das 7h30 às 12h10 – Ensino Fundamental II
Manhã – das 7h30 às 13hs – Ensino Médio
Intervalo – das 10hs às 10h30

B – Atraso
    * O aluno que chegar após as 7h30min deverá entrar em sala na 1ª aula as 7h40 e na 2ª aula as 8h20 sendo este último, o prazo máximo estabelecido para a chegada do estudante ao Colégio, salvo em circunstâncias muito especiais com atestado médico. Os atrasos serão computados mensalmente, sendo que:
    * no 2º atraso, o aluno receberá um alerta oral dos Inspetores.
    * no 3º atraso, o aluno receberá uma advertência escrita específica, com comunicação aos pais;
    * no 4º atraso, o aluno será suspenso das aulas por um dia, no dia subseqüente, não participando de qualquer atividade escolar no decurso da suspensão.
Obs.: Será considerado atraso o aluno que chegar após 7h40 até 8h20.      

C – Autorização de saída antecipada
    * Ao aluno que necessitar sair do Colégio durante as aulas, solicitamos que o mesmo saia no intervalo de aulas, evitando, assim, a interrupção das mesmas. Os comunicados deverão ser feitos, sempre por escrito ou via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  Os pedidos feitos por telefone, só serão atendidos em caráter excepcional, uma vez que os trotes telefônicos têm sido uma prática comum no mundo atual.
    * Avisos e pedidos de recados, via telefone, deverão ser feitos apenas em casos de extrema necessidade.

D – Avisos
    * As aulas começarão rigorosamente no horário estipulado. Durante a aula, será permitida a saída do aluno apenas em casos de urgência e com o consentimento do professor.
    * É proibida a circulação dos alunos pelas dependências do Colégio durante o período de aulas e troca de professores.
    * O intervalo é de trinta minutos. Após o término deste, o estudante deverá dirigir-se à sua sala, para o início da aula. Não será permitido, ao aluno, entrar em sala de aula comendo ou bebendo alimentos de qualquer espécie. O aluno que se atrasar não poderá entrar em aula, devendo dirigir-se à Diretoria Pedagógica.

E – Material escolar
    * O aluno deverá trazer, diariamente, todo o material solicitado pelo professor.
    * O porte e a guarda de valores e objetos pessoais ficam sob a inteira responsabilidade do aluno.
    * Cabe lembrar que o porte de objetos inadequados ao ambiente escolar é terminantemente proibido, assim como não se permitirá no Colégio, em hipótese alguma, a posse de qualquer material que represente risco para a saúde, segurança ou integridade física e moral do aluno ou de outrem. Durante as aulas, o aparelho celular deverá permanecer desligado. Nos horários das avaliações, celulares e outros equipamentos eletrônicos serão colocados sobre a mesa do professor.

F – Uniforme escolar
    * O uniforme completo é de uso obrigatório diário durante todo o tempo em que o aluno permanecer nas dependências do Colégio e consta de: Agasalho, camiseta, calça ou bermuda (com logotipo do Colégio), meias e tênis. O mesmo se aplica para as aulas de Educação Física.
    * A exigência do uso de uniforme é uma norma importantíssima para caracterizar o Colégio como sendo um ambiente de estudo, aprendizado e formação, significando pertencer à comunidade ESCOPO, além de propiciar a identificação e maior segurança para todos.
    * É importante ressaltar que: Não poderá entrar no Colégio o aluno que não esteja trajando o uniforme completo ou trajando o mesmo descaracterizado de sua forma original (sem gola ou mangas, comprimento inadequado etc.), fora do ambiente escolar, quando uniformizado, o aluno é responsável por trajar o uniforme completo do Colégio (sem outras composições de vestuário) e pelo seu comportamento, pois está identificado como estudante do Colégio Escopo; boné, capuz, touca, gorro não devem ser usados em ambientes fechados (sala de aula, laboratórios etc.) o não cumprimento das normas sobre o uniforme escolar configura-se em falta disciplinar, acarretando prejuízo ao aluno.

G – Comportamento do aluno nas dependências do Colégio
    * Considera-se dever do aluno a conservação do prédio escolar, de suas instalações, dos equipamentos, do mobiliário e de todo o material, assim como a responsabilidade indenizatória por eventuais danos causados por ele.
    * Será considerado como falta grave, passível de punição, o tratamento desrespeitoso dispensado pelo aluno aos colegas, professores e demais funcionários do Colégio.
    * Também constituirão faltas graves, por parte dos alunos, as agressões físicas entre eles dentro do Colégio ou nas suas imediações, bem como a participação em comemorações de aniversário ou quaisquer outras que envolvam atitudes inadequadas, ofensivas ou desrespeitosas.
    * Lembramos ainda que, de acordo com a Lei 9760 de 24/9/97, está terminantemente proibido, para o aluno, fumar em qualquer dependência da escola, assim como nos portões e imediações do Colégio.

H – Ausência às avaliações
    * A assiduidade do estudante em todas as atividades propostas pelo Colégio é, sem dúvida, fator fundamental para seu bom desempenho escolar. Por isso, especialmente nos momentos destinados às avaliações formais do desempenho acadêmico – avaliações mensais e finais do trimestre – no caso da absoluta impossibilidade de comparecimento do estudante, o mesmo deverá solicitar na Secretaria a avaliação substitutiva, justificando a ausência e anexando o documento (Atestado Médico ou Certidão de Óbito) que comprove o fato. O deferimento ao pedido de substitutiva só será concedido em casos de doença por parte do aluno ou luto em família – pais, irmãos, avós; o requerimento deverá ser feito dentro do prazo legal de cinco dias que antecedem a data da avaliação substitutiva estipulada no Cronograma Escolar do ano vigente; a avaliação substitutiva ocorrerá no final do período de provas trimestrais; não haverá avaliação substitutiva de substitutiva.
    * Obs.: Como o processo de recuperação já constitui uma oportunidade para o aluno melhorar seu desempenho, não se permitirá a realização de avaliação substitutiva de recuperação.

I – Reunião de Pais
    * O Colégio ESCOPO realizará as reuniões em atendimentos individuais aos Pais, ao final de cada trimestre sendo convocados os Pais dos alunos com problemas. A convocação obrigatória é anotada no boletim do aluno. Os demais é facultativo.

J – Sanções
    * O Colégio sempre buscará recursos e estratégias para que cada estudante compreenda e respeite as normas, adequando-se, assim, à Filosofia do COLEGIO ESCOPO. Porém, quando os limites forem ultrapassados e as regras não forem seguidas, o aluno estará sujeito às sanções. Como previsto no Regimento Escolar, serão aplicadas as seguintes penalidades, conforme a falta cometida sendo em relação a atrasos, uniforme escolar, indisciplina e/ou outros:
1 - Advertência verbal (com orientação pessoal);
2 - Advertência escrita;
3 - Suspensão de um, dois ou três dias de aulas;
4 - Transferência compulsória.
    * A gravidade ou a reincidência da falta cometida determinará o tipo de sanção adotada.
Certos de que a observância destas normas assegurará a convivência harmoniosa e saudável de toda a nossa comunidade escolar e permitirá o desenvolvimento acadêmico pretendido por nossos profissionais, pelos alunos e por seus responsáveis, reiteramos nossa plena disposição em atendê-los sempre.


Atenciosamente,

COLÉGIO ESCOPO

Colégio Escopo

Um novo conceito. Uma nova idéia!

Em suas duas unidades o Colégio Escopo oferece ao Ensino Fundamental I (1º ao 5 ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, ótimas infraestruturas e ensino de qualidade.
Saiba mais...

Unidade I

Av. Franz Voegeli, 300   
Bloco Prata – 1º andar
Pq. Continental - Osasco - SP
CEP: 06020-190
Fone: 11 3681-7396

secretaria@colegioescopo.com.br

Unidade II

Av. dos Autonomistas, 1.325   
Bloco G – Térreo
Vl. Yara - Osasco - SP
CEP: 06020-015
Fone: 11 3681-7396

comercial@colegioescopo.com.br